Gostou do artigo? Compartilhe!

Lentes intraoculares Trifocais podem eliminar os óculos após cirurgia de catarata

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Com o envelhecimento da população verifica-se aumento na incidência de diversas doenças oculares. Podemos citar o glaucoma a degeneração macular relacionada à idade e a catarata como algumas das principais doenças oculares que afetam pessoas com mais de 60 anos.

A catarata é sem dúvida a mais comum e é também a primeira causa de cegueira reversível no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos Estados Unidos, 50% da população após os 80 anos já passou ou irá passar por uma cirurgia de catarata.  
De acordo com o oftalmologista Aron Guimarães, o implante de uma lente introcular faz parte da cirurgia de catarata e ele que possibilita uma visão adequada ao paciente no pós operatório.  “A escolha da lente intraocular é uma etapa muito importante e deve ser sempre discutida entre o médico oftalmologista e o paciente”, diz Guimarães.


Até alguns anos atrás, as lentes intraoculares que proporcionavam o maior conforto e independencia dos óculos eram as multifocais. “As lentes intraoculares multifocais proporcionavam visão muito boa para longe e para perto, mas deixavam a desejar um pouco na visão intermediária. É aí que a lente trifocal se diferencia”, diz Guimarães.


As lentes intraoculares trifocais já são comercializadas no Brasil e possibilitam que o paciente tenha uma grande independência dos óculos após a cirurgia. “Acredito que as lentes trifocais deverão se tornar muito difundidas nos próximos anos. Elas são hoje um arsenal valioso para o médico e o paciente que não deseja usar mais óculos”, acrescenta Guimarães.

Fonte: Dr. Aron Guimarães – Oftalmologista
www.aronguimaraes.com.br
www.facebook.com/Dr.AronGuimaraes/

Autor

Dr Aron Barbosa Caixeta Guimaraes

Dr Aron Barbosa Caixeta Guimaraes

Oftalmologista

Doutorado em Ensino em Saúde no(a) Unicamp.